Trata-se de investigar tanto a infância como a juventude não como categorias estanques, mas como sujeitos que agem no momento presente, inseridos num contexto social específico, com posturas e modos de subjetivação singulares, que são afetados e afetam o espaço social em que circulam, re-definindo os modos de ser e agir, re-inventando maneiras de ser criança e de ser jovem no mundo atual. Se, por um lado, a delimitação etária já não serve mais como parâmetro para a definição dos modos de participação dos sujeitos nos espaços sociais, por outro a vinculação de crianças e jovens a diversos grupos culturais revela a complexidade da sociedade contemporânea e a dificuldade que temos hoje em identificar uma forma paradigmática de grupos de crianças ou de jovens predominantes. Nossas pesquisas têm se voltado para analisar as perspectivas da infância e da juventude contemporâneas, buscando uma compreensão sobre os seus modos de participação na produção da cultura, da história e da política. Nossas investigações sobre este tema têm se detido especialmente sobre questões que afetam o cotidiano de crianças, adolescentes e jovens, na tentativa de subsidiar políticas públicas para a área da saúde, bem como ações e políticas educacionais direcionadas para este público. Tanto as crianças, como os adolescentes e os jovens apresentam demandas urgentes e específicas, que necessitam ser reconhecidas e enfrentadas através de ações políticas consistentes. |